Lula se encontra com Mauro Vieira na Alvorada, em contexto de crise com os EUA
De acordo com o Planalto, houve um encontro inesperado, que não constava na programação, sobre a viagem do presidente para o Chile, onde ele participará…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por aproximadamente uma hora com o ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, no sábado (19), no Palácio da Alvorada. A reunião não constava da programação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião abordou a participação de Lula em uma cúpule de líderes sobre a defesa da democracia, prevista para ocorrer em Santiago, no Chile, na próxima segunda-feira (21).
A viagem ao Chile está agendada para o domingo (20). O encontro é coordenado pelo presidente chileno, Gabriel Boric, e contará com a presença de outros chefes de Estado, incluindo Gustavo Petro (Colômbia), Yamandú Orsi (Uruguai) e Pedro Sánchez (Espanha).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As discussões estarão organizadas em torno de três eixos centrais: defesa da democracia e do multilateralismo; combate às desigualdades; e tecnologias digitais e o enfrentamento da desinformação, informou o Planalto sobre a reunião com o ministro-chefe do Itamaraty.
O contato com Vieira se deu no contexto de um agravamento da crise envolvendo os Estados Unidos.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Congresso Nacional aprova MP 1.304 com novas diretrizes para o setor elétrico e mercado livre
O governo dos EUA anunciou na sexta-feira (18) a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, de seus aliados e de seus familiares imediatos.
Na ocasião, Lula descreveu o anúncio como “medida arbitrária e sem fundamento”. O presidente afirmou que a interferência de um país no sistema judiciário de outro é “inaceitável” e contraria os princípios básicos de respeito e soberania entre as nações.
As decisões do governo dos Estados Unidos ocorrem após o presidente Donald Trump impor uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros que são importados para os EUA a partir de 1º de agosto.
Trump justificou o aumento de tarifas, uma ação contra Jair Bolsonaro (PL), no qual o ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Lula afirma que não aceitará ser tutelado por ninguém e que, caso as negociações para evitar a tarifação não avancem, responderá com a Lei da Reciprocidade Econômica.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












