Lindbergh Farias afirma que Lula se dedicará à aprovação de Jorge Messias no STF, destacando sua preparação e apoio entre senadores para a sabatina.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou nesta quarta-feira (25) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se empenhar na aprovação do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF. Messias foi indicado por Lula na semana passada para substituir o ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou sua aposentadoria em outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para assumir o cargo, Messias precisará passar por uma sabatina no Senado Federal, agendada para 10 de dezembro, e receber a aprovação do plenário. Lindbergh destacou que “o presidente vai entrar em campo, essa é a prioridade central do governo”, durante uma coletiva no Palácio do Planalto, antes da cerimônia de sanção da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Messias deve iniciar uma série de conversas com senadores para consolidar apoio e conquistar votos. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tinha preferência por outro nome para o Supremo: o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A indicação de Messias em vez de Pacheco gerou descontentamento por parte de Alcolumbre, o que pode criar um ambiente desfavorável para o advogado-geral na sabatina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, Lindbergh minimizou os desafios e afirmou que Messias conseguirá o apoio necessário. “Ele tem conversado com muitos senadores e vai dialogar com todos. Desde 1894, um ministro não é rejeitado e não será agora, especialmente porque Messias é uma pessoa muito preparada e querida”, concluiu.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.