Lula sanciona lei que garante pagamentos retroativos a servidores! 💰 Após pandemia, lei de 2020 a 2021 é reativada. Saiba mais!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou recentemente uma lei que possibilita o pagamento de valores adicionais a servidores públicos. A medida, que entrará em vigor em 2026, trata-se de um retorno de benefícios que foram temporariamente suspensos durante a pandemia da Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A legislação agora permite que esses direitos sejam quitados de forma retroativa, abrangendo um período que vai de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021.
A nova legislação inclui uma ampla gama de benefícios, como adicionais salariais, anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio. Além desses, outros tipos de vantagens que estavam suspensas também serão retomados. A sanção representa um retorno aos direitos que foram congelados durante a crise sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida revoga parte da Lei Complementar nº 173, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento à Covid-19. Na época, o governo federal repassou bilhões de reais para estados e municípios, buscando compensar as perdas econômicas causadas pela pandemia.
No entanto, junto com o repasse financeiro, os reajustes salariais e benefícios para servidores públicos foram suspensos.
É importante ressaltar que o pagamento dos valores não será automático. Para que a lei seja implementada, estados, municípios e o Distrito Federal precisam cumprir dois requisitos. A legislação estabelece que os pagamentos devem ser feitos sem custos financeiros adicionais entre os entes federativos, e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Isso significa que os recursos disponíveis para essa finalidade serão utilizados exclusivamente para o pagamento dos benefícios.
A nova lei também garante o pagamento do 13º salário. A legislação não altera esse direito, que continua a ser um benefício assegurado a uma ampla gama de trabalhadores. O valor do 13º salário é calculado com base em diversos fatores, incluindo o salário-base, adicionais, horas extras e comissões, dependendo do caso.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.