Luiz Inácio Lula da Silva sanciona aumento de 8% nos salários dos servidores do Judiciário, com pagamento a partir de julho de 2026. Confira os detalhes!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (22), um aumento de 8% nos salários dos servidores públicos efetivos do Poder Judiciário. A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional e os novos valores começarão a ser pagos a partir de 1° de julho de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta original previa reajustes anuais em 2026, 2027 e 2028. Contudo, Lula vetou os trechos que estabeleciam os aumentos para 2027 e 2028. Segundo informações do Palácio do Planalto, esses reajustes adicionais resultariam em um aumento das despesas com pessoal após o término do terceiro mandato do presidente, o que contraria a lei de responsabilidade fiscal.
A correção salarial abrange os vencimentos básicos dos cargos efetivos, além dos cargos em comissão e das funções comissionadas dos servidores do Judiciário. O texto foi aprovado pelo Senado no final de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.