Encontro de Lula com Papa Leão XIV no Vaticano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o papa Leão XIV pela primeira vez nesta segunda-feira (13), no Vaticano. Durante o encontro, Lula destacou a conexão que sentiu com o pontífice, mencionando que, embora Leão XIV não possa comparecer à COP 30 no Brasil em novembro, ele indicou que visitará o país “a qualquer momento”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma coletiva de imprensa em Roma, onde participou de eventos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Lula expressou que a afinidade entre eles era tão forte que parecia que se conheciam há décadas. “Houve muita química na minha relação com o papa. Parecia que eu estava conversando com alguém que conheci há 20 ou 30 anos, dada a afinidade entre o propósito do papa e a luta contra a fome e a pobreza no mundo”, afirmou o presidente.
Lula lamentou a ausência do papa em Belém durante a COP 30, ressaltando que Leão XIV mencionou compromissos assumidos anteriormente por papa Francisco. “Ele disse que a qualquer momento estará no Brasil, pois o país é o maior católico do mundo e ele tem um papel importante”, concluiu Lula.