Lula reúne governadores para debater ações contra incêndios
O Planalto tem preocupação de que a temporada de queimadas cause má repercussão na COP30; reunião está agendada para a próxima quinta-feira (28).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá, na próxima quinta-feira (28), os governadores dos estados que abrangem os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, com o objetivo de debater a articulação coordenada no enfrentamento de queimadas criminosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal preocupação, segundo auxiliares do presidente, é que a temporada de queimadas possa impactar a realização da COP30, que ocorrerá em Belém (PA).
A CNN, membros do governo declararam que necessitam do apoio dos governadores para controlar os focos de incêndio, que historicamente são mais frequentes na segunda metade do ano.
Leia também:

Líderes do PT deverão desempenhar função eleitoral

A declaração dos EUA visa remover a imagem negativa associada a golpistas e restaurar a extrema-direita no Brasil, afirma Haddad

Bolsonaro poderia ter solicitado asilo político na Argentina
Há preocupação, por parte de membros do governo, de que os incêndios florestais causem impacto negativo na cúpula climática. No encontro com os governadores, Lula visa debater ações coordenadas para evitar e controlar as queimadas.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) também participarão da reunião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, o volume de queimadas gerou preocupação no Brasil. Informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam 278.299 focos de incêndio florestal, um crescimento de 46,5% em comparação com o ano anterior.
O Brasil apresentou uma redução de 65,8% nas áreas queimadas de janeiro a junho de 2025, em comparação com o primeiro semestre de 2024, conforme informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Em conformidade com a análise, os resultados indicam condições de seca e riscos de incêndios reduzidos em 2025, após circunstâncias incomuns em 2023 e 2024, “além de um conjunto de medidas implementadas pelo governo federal em colaboração com os estados para combater os incêndios”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)