Lula reúne governadores para debater ações contra incêndios

O Planalto tem preocupação de que a temporada de queimadas cause má repercussão na COP30; reunião está agendada para a próxima quinta-feira (28).

24/08/2025 5:50

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá, na próxima quinta-feira (28), os governadores dos estados que abrangem os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, com o objetivo de debater a articulação coordenada no enfrentamento de queimadas criminosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal preocupação, segundo auxiliares do presidente, é que a temporada de queimadas possa impactar a realização da COP30, que ocorrerá em Belém (PA).

A CNN, membros do governo declararam que necessitam do apoio dos governadores para controlar os focos de incêndio, que historicamente são mais frequentes na segunda metade do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há preocupação, por parte de membros do governo, de que os incêndios florestais causem impacto negativo na cúpula climática. No encontro com os governadores, Lula visa debater ações coordenadas para evitar e controlar as queimadas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) também participarão da reunião.

Leia também:

Em 2024, o volume de queimadas gerou preocupação no Brasil. Informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam 278.299 focos de incêndio florestal, um crescimento de 46,5% em comparação com o ano anterior.

O Brasil apresentou uma redução de 65,8% nas áreas queimadas de janeiro a junho de 2025, em comparação com o primeiro semestre de 2024, conforme informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Em conformidade com a análise, os resultados indicam condições de seca e riscos de incêndios reduzidos em 2025, após circunstâncias incomuns em 2023 e 2024, “além de um conjunto de medidas implementadas pelo governo federal em colaboração com os estados para combater os incêndios”.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.