A cada dois meses, pelo menos 5,3 milhões de beneficiários do Bolsa Família recebiam um adicional na conta do Caixa Tem, no valor de cerca de R$ 105 a R$ 110. Contudo, o benefício foi alterado pelo governo federal e não será mais depositado em conjunto com o Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou mudanças substanciais no pagamento do Auxílio-Gás, que antes era pago na mesma conta e data do Bolsa Família.
A partir de setembro será lançado o Gás do Povo, substituto do Auxílio-gás. O novo benefício será disponibilizado por meio de um voucher, em vez do depósito convencional.
LEIA TAMBÉM!
A partir de 1º de maio, o Auxílio-Gás passa a ser pago em dobro para trabalhadores que recebem o benefício através do INSS.
Até então, o Auxílio-Gás pagava 100% da média nacional de preço da câmara de gás de cozinha por meio de depósito no Caixa Tem.
Com as novas diretrizes, essa ajuda é recebida por meio de um voucher, que deve ser apresentado no momento da compra do gás. Essa modificação visa simplificar o processo, mas também torná-lo mais eficiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Casa Civil, Rui Barbosa, afirmou que a mídia de preço nem sempre refletia a realidade dos brasileiros. Com o voucher, é possível trocar pelo botijão sem custos adicionais.
A data de pagamento do Auxílio-Gás permanece a mesma da Bolsa Família?
A ausência de informações sobre alterações no calendário de pagamentos do Auxílio-Gás aumenta a probabilidade de a liberação seguir em conjunto com o Bolsa Família.
Um outro ponto relevante é que, atualmente, o benefício alcança 5,3 milhões de famílias, ao passo que o Gás do Povo visa atender 17 milhões de domicílios brasileiros.
As vantagens e desvantagens do sistema de vouchers.
Fonte por: FDR