Lula recebe ginastas com medalhas conquistadas no Mundial

Brasil conquista primeira medalha no Mundial de Ginástica Rítmica com atletas femininas.

28/08/2025 22:07

2 min de leitura

Lula recebe ginastas com medalhas conquistadas no Mundial
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde de quinta-feira (28), as atletas brasileiras que conquistaram medalhas no Mundial de Ginástica Rítmica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na cerimônia, Lula declarou que a vitória representou uma demonstração de que “somos brasileiros e não desistimos nunca”.

Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves foram as primeiras ginastas rítmicas do Brasil a alcançarem o pódio em competições mundiais, no último sábado (23), no Rio de Janeiro. A equipe é coordenada pela treinadora Camila Ferezin, e a auxiliar-técnica Bruna Martins.

Leia também:

As atletas obtiveram duas medalhas de prata na disputa do conjunto misto, com três bolas e dois arcos, e no geral.

Para a capitã da seleção, Duda Araki, foi muito importante o campeonato acontecer no Brasil. “A gente veio de dois campeonatos mundiais, em 2022 e 2023 batemos na trave, no quarto lugar. Esse ano, quando a gente soube que íamos ter a oportunidade de competir em casa [no Rio de Janeiro], soubemos que tínhamos grande chance de medalhar”, afirmou a atleta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ginasta utilizou a oportunidade para expressar sua gratidão ao presidente em relação ao Bolsa Atleta, programa federal de apoio a atletas.

É também uma oportunidade de agradecer, pois grande parte da nossa seleção é beneficiária do programa “Bolsa Atleta”. Portanto, muito obrigada por todo o apoio. Tem sido sensacional, a ficha ainda está caindo. É muito bom ter essa visibilidade, poder estar aqui e agradecer pessoalmente, disse Araki.

Lula declarou que o apoio do governo “valeu a pena” e afirmou que o início do Bolsa Atleta teve origem na intenção de “fazer algo nobre pelo esporte brasileiro”.

Há muito tempo eu almejava que o Brasil se tornasse uma potência olímpica, jamais me contentando em observar nos Jogos nos EUA sempre em primeiro lugar, a Rússia em segundo e Cuba, surpreendentemente, em terceiro.

Eu ficava maravilhado, assim como o Brasil, com sua população de 210 milhões de habitantes, ocupa a 10ª ou 11ª posição, e Cuba, com 10 milhões de habitantes e tantas dificuldades, com um bloqueio americano de 60 anos, consegue ficar em terceiro lugar. Foi por isso que implementamos o Bolsa Atleta, buscando realizar algo nobre em benefício do esporte brasileiro.

O ministro do Esporte, André Fufuca, que estava presente na cerimônia, também fez questão de parabenizar as atletas.

Você é motivo de orgulho como atletas, como mulheres e como grandes pessoas. Aqui hoje e em todos os cantos do Brasil, muito obrigado, afirmou Fufuca.

Sob a supervisão de Douglas Porto.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)