Lula abre diálogo com os EUA sobre minerais críticos, mas reafirma: soberania e democracia não estão à venda! Descubra mais sobre suas declarações impactantes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (20) que está aberto ao diálogo sobre minerais críticos, combate ao tráfico de drogas e comércio com os Estados Unidos. No entanto, ele enfatizou que não negociará soberania e democracia com o presidente americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações foram feitas durante uma entrevista ao India Today, em Nova Délhi. Lula destacou a importância de que o processo de transformação dos minerais críticos ocorra no Brasil, afirmando: “Prefiro negociar de forma soberana, processando e exportando esses minerais dentro do nosso país, e não fora dele.
Vamos vendê-los a quem quisermos e não aceitaremos imposições”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente também mencionou que o Brasil deseja tratar os Estados Unidos com o mesmo respeito que oferece a outras nações, sem favoritismos, enquanto defende seus interesses nacionais. Segundo o India Today, Lula afirmou que o Brasil não se sente ameaçado pelos EUA e prefere manter uma relação civilizada.
Além disso, ele ressaltou ter uma boa relação com Donald Trump e mencionou que levará uma proposta formal ao líder americano. Essas declarações refletem a postura do Brasil em busca de um equilíbrio nas relações internacionais.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.