O presidente do PT anunciou nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, que assinará um decreto na próxima semana, oficializando a música gospel como patrimônio brasileiro. A declaração foi feita durante uma reunião ministerial que ocorreu na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um momento leve, o petista fez uma brincadeira com o advogado-geral da União, que é evangélico, comentando: “Além de ser ministro da Suprema Corte, poderá cantar música gospel no Planalto”.
Pesquisa PoderData Revela Oscilações na Aprovação do Governo
Uma pesquisa da PoderData, realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2025, indica que a aprovação do governo Lula entre os católicos apresentou oscilações negativas, dentro da margem de erro desse estrato. De acordo com a pesquisa, o presidente Lula é aprovado por 48% dos fiéis da Igreja Católica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa taxa representa uma queda de 3 pontos percentuais em relação aos 51% registrados em setembro.
Desaprovação Evangélicos se Aumenta
Entre os eleitores evangélicos, as taxas se mantiveram relativamente estáveis. A desaprovação da administração federal continua em 66%, enquanto a aprovação se mantém em 29%. A pesquisa foi conduzida pela PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, utilizando recursos próprios.
LEIA TAMBÉM!
Metodologia da Pesquisa PoderData
Para alcançar os 2.500 entrevistados necessários para representar fielmente a população, a PoderData realiza dezenas de milhares de ligações. A empresa busca, por meio de ligações telefônicas, obter dados que reflitam a diversidade da sociedade brasileira, considerando fatores como sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.
Esforços de Interlocução com Evangélicos
Lula tem enfrentado desafios para se conectar com o eleitorado evangélico desde as eleições de 2022. A Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito tem auxiliado a primeira-dama Janja Lula da Silva, que tem frequentado cultos e reuniões com representantes de denominações evangélicas, abordando os programas sociais do governo.
