Lula oficializa música gospel como patrimônio, pesquisa aponta oscilações em aprovação

Lula oficializa música gospel como patrimônio brasileiro! Presidente do PT anuncia decreto em 2025. Pesquisa PoderData aponta queda na aprovação entre católicos

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do PT anunciou nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, que assinará um decreto na próxima semana, oficializando a música gospel como patrimônio brasileiro. A declaração foi feita durante uma reunião ministerial que ocorreu na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um momento leve, o petista fez uma brincadeira com o advogado-geral da União, que é evangélico, comentando: “Além de ser ministro da Suprema Corte, poderá cantar música gospel no Planalto”.

Pesquisa PoderData Revela Oscilações na Aprovação do Governo

Uma pesquisa da PoderData, realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2025, indica que a aprovação do governo Lula entre os católicos apresentou oscilações negativas, dentro da margem de erro desse estrato. De acordo com a pesquisa, o presidente Lula é aprovado por 48% dos fiéis da Igreja Católica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa taxa representa uma queda de 3 pontos percentuais em relação aos 51% registrados em setembro.

Desaprovação Evangélicos se Aumenta

Entre os eleitores evangélicos, as taxas se mantiveram relativamente estáveis. A desaprovação da administração federal continua em 66%, enquanto a aprovação se mantém em 29%. A pesquisa foi conduzida pela PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, utilizando recursos próprios.

LEIA TAMBÉM!

Metodologia da Pesquisa PoderData

Para alcançar os 2.500 entrevistados necessários para representar fielmente a população, a PoderData realiza dezenas de milhares de ligações. A empresa busca, por meio de ligações telefônicas, obter dados que reflitam a diversidade da sociedade brasileira, considerando fatores como sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.

Esforços de Interlocução com Evangélicos

Lula tem enfrentado desafios para se conectar com o eleitorado evangélico desde as eleições de 2022. A Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito tem auxiliado a primeira-dama Janja Lula da Silva, que tem frequentado cultos e reuniões com representantes de denominações evangélicas, abordando os programas sociais do governo.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Sair da versão mobile