Lula nomeia cargos em tribunais

O chefe do Executivo nomeou apoiadores de Dino e Moraes para o Tribunal Superior Eleitoral e a tia do prefeito de Maceió, JHC, para o Superior Tribunal …

11/07/2025 13:31

1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, durante pronunciamento após encontro no Palácio do Planalto, em Brasília. O mandatário indonésio está no Brasil em visita oficial de Estado. A visita se dá na sequência do comparecimento do líder da Indonésia na 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de 6 a 7 de julho. | Sérgio Lima/Poder360 - 09.jul.2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da In...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou os indicados para as vagas em aberto no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça) na quinta-feira (10.jul.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram selecionados:

A íntegra das indicações publicadas no Diário Oficial da União (PDF – 96 kB e PDF – 110 kB).

Leia também:

As indicações para o TSE têm ligação com alianças no Judiciário: Marques está próximo do ministro do STF Alexandre de Moraes, enquanto Estela trabalhou com o ministro Flávio Dino enquanto ele era ministro da Justiça.

A nomeação de Marluce Caldas possui relevância política devido à sua relação de parentesco com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), popularmente conhecido como JHC. Antecipa-se que, com a designação da procuradora, o prefeito buscará se aproximar do petista nas eleições de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nomeação da Marluce para o STJ requer confirmação do Senado Federal. A CCJ da Casa Alta realizará uma sabatina, que ainda será agendada. Caso aprovada, ela será submetida à votação no plenário e, posteriormente, Lula poderá nomeá-la ministra.

O presidente da República realiza a nomeação diretamente no caso do TSE.

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.