Lula no Sambódromo: veja a versão dos compositores do samba da Niterói

O presidente da República será tema do desfile que marca a entrada da escola no Grupo Especial.

16/09/2025 15:31

3 min de leitura

Lula no Sambódromo: veja a versão dos compositores do samba da Niterói
(Imagem de reprodução da internet).

Uma versão inicial do samba-enredo sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi divulgada nas redes sociais e confirmada pela CNN Acadêmicos de Niterói, escola que apresentará o político como tema no Carnaval de 2026.

A escola de samba apresentará sua primeira participação no Grupo Especial do Rio de Janeiro no próximo Carnaval, com o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, criado pelos carnavalescos Tiago Martins e Igor Ricardo.

“O título da nossa trama faz referência a uma árvore do agreste pernambucano, que era o ‘brinquedo’ preferido do nosso personagem na infância. A partir disso, vamos contar a história de vida de um garoto que sai do Nordeste, chega na grande metrópole, São Paulo, ganha consciência política, lidera diversas greves e se torna o primeiro presidente da República sem diploma do Brasil”, declarou Martins.

Leia também:

A Niterói garantiu o título da Série Ouro, na última edição do Carnaval carioca, com 269,5 pontos, superando escolas como Estácio de Sá, Porto da Pedra e União da Ilha do Governador. A escola ascenderá ao Grupo Especial em 2026.

Veja abaixo a letra da versão dos compositores do samba da Niterói.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu observei o brilho da estrela de um país no choro de Luiz, a luz de Garanhuns sertaneja onde a pobreza e o pranto se dividem para tantos e a riqueza multiplica para alguns. Me vejo nos olhares dos meus filhos assombrados e vazios com o peito em pedaços, partidos pelo amor e pelos meus sonhos. Peguei os meus meninos pelos braços, brilhou um sol da pátria incessante para o destino retirante. Te levei, Luiz Inácio, por ironia, treze noites, treze dias, me guiou Santa Luzia, São José alumio u da esquerda de Deus Pai, da luta sindical a liderança mundial.

A esperança aumenta e o povo segue a voz revolucionária. Saber escolher os heróis, como Zuzu Angel e Vladimir, que pagaram o preço da raiva, ainda está presente no Brasil de Rubens Paiva.

Lute para vencer, aceite perder se o ideal valer, nunca desista, não é digno fugir, nem tão pouco permitir leiloarem isso aqui, a prazo, a vista… Tem filho de pobre virando doutor, comida na mesa do trabalhador a fome tem pressa, Betinho dizia… Teu legado é o espelho das minhas lições sem temer tarifas e sanções, assim que se cria a soberania.

A fome custa o que for, o sobrenome Vale é um tesouro, como o Brasil da Silva, vale mais do que qualquer confusão, o amor supera o medo.

Ole ole ole ola vai passar nessa avenida mais um samba popular ole ole ole ola Lula Lula

O Carnaval teve origem em festas pagãs da Antiguidade e da Idade Média, que celebravam a fertilidade e o ciclo da vida. Com a cristianização da Europa, essas festas foram incorporadas ao calendário religioso, dando origem às festas de Carnaval, que marcavam o período de quarentena antes da Quaresma. No Brasil, o Carnaval surgiu a partir da mistura dessas tradições com as festas populares africanas, especialmente as de matriz africana, e se

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.