Lula não assina acordo histórico Mercosul-UE; líderes da região se reúnem em Assunção

Chefes de Estado do Mercosul se reúnem em Assunção para assinar acordo histórico com a União Europeia; Lula não estará presente, mas o Brasil será representado.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Presença de Chefes de Estado no Acordo Mercosul-UE

Entre os líderes do Mercosul, apenas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia, programada para este sábado em Assunção, capital do Paraguai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A presidência paraguaia, que atualmente lidera o Mercosul, confirmou à CNN Brasil a presença dos presidentes Santiago Peña, do Paraguai, Javier Milei, da Argentina, e Yamandú Orsi, do Uruguai. O Brasil será representado pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Encontro Prévio com a Comissão Europeia

Antes da assinatura do acordo em Assunção, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, visitará o Brasil para se encontrar com Lula. Este encontro está agendado para sexta-feira, dia 16, no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após 26 anos de negociações, o acordo comercial estabelecerá uma zona de livre comércio que abrangerá 720 milhões de pessoas e resultará em um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 22 trilhões. O tratado Mercosul-UE será o maior do mundo em sua categoria.

Para que o acordo entre em vigor, será necessário que o Parlamento Europeu e os Legislativos dos países do Mercosul aprovem o tratado individualmente.

LEIA TAMBÉM!

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Sair da versão mobile