Lula manifesta discordância em relação às propostas de Trump para o BRICS
Petista reafirma que não tolerará interferências “de qualquer pessoa”; Trump retorna a propor taxação ao Brics.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na terça-feira (8.jul.2025), que o Brasil não está de acordo com que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), estabeleça tarifas dos países alinhados ao Brics, nem com a aplicação dessas tarifas aos seus membros permanentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O petista reiterou o argumento sobre a soberania dos países e afirmou que não tolerará “intervenção de qualquer pessoa”. A declaração ocorreu após reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Partido do Povo Indiano).
Lula afirmou: “Não concordamos quando o presidente dos Estados Unidos disse que pretende taxar os países do BRICS. E se eu comecei a minha fala dizendo que comecei a gostar mais da Índia após ter lido um livro chamado ‘Esta Noite a Liberdade’, em que contava a história da luta pela não-violência do [Mahatma] Gandhi, significa que hoje, aos 80 anos, continuo mais pacifista do que eu era naquele tempo. E nós não queremos contencioso, o que nós queremos é fazer com que nossos países possam progredir. Queremos dizer ao mundo que nós somos países soberanos, e não aceitamos intromissão de quem quer que seja.”
Leia também:

A Eleição de 2026: Quais os fatores que determinarão o resultado?

Goiás não conquista a liderança da Série B após o empate

Acordo de cessar-fogo em Gaza pode terminar no fim de semana, informa fonte
Trump declarou nesta terça-feira (8.jul) que implementará 10% de tarifas aos países do Brics. Ele argumentou que o bloco busca “destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão”. O republicano já havia afirmado no domingo (6.jul) que qualquer país que se alinhe às “políticas antiamericanas do Brics” será alvo da taxação extra.
Ouça o discurso de Lula (1min38s):
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.