Lula lidera todos os cenários eleitorais para as eleições de 2026, aponta nova pesquisa

O segundo turno é o único momento em que a vantagem de Lula se reduz, sendo virtualmente empatado com Tarcísio de Freitas.

17/07/2025 16:19

2 min de leitura

Lula lidera todos os cenários eleitorais para as eleições de 2026, aponta nova pesquisa
(Imagem de reprodução da internet).

Uma nova pesquisa da Quaest institute, divulgada na quinta-feira (17), revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhistas) tem vantagem em relação à reeleição em 2026. Nos cenários simulados das primeiras e segundas rodadas, Lula está à frente de todos os seus oponentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na primeira rodada, o presidente mantém uma vantagem confortável em relação aos nomes testados pelo instituto, incluindo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal), que permanece inelegível até 2030. Se os dois fossem se enfrentar hoje, Lula teria 32% dos votos, contra 26% para Bolsonaro.

Em um cenário contra a ex-primeira-dona Michelle Bolsonaro (Partido Liberal), Lula teria 30%, contra 19% para ela.

Leia também:

Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, tem 15%, contra 32% para Lula. Eduardo Bolsonaro (Partido Liberal), um dos filhos de Bolsonaro e também citado pela direita para as eleições presidenciais de 2026, apresenta 31%, contra 51% para Lula.

Apenas na segunda rodada a vantagem de Lula se reduz, praticamente empatado com Tarcísio de Freitas, que também aparece como o nome mais apoiado para substituir Bolsonaro na eleição, com 15% de aprovação para concorrer. Mesmo assim, o empate está dentro da margem de erro: 41% para Lula e 37% para Tarcísio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da maioria dos entrevistados ainda se declararem contrários à candidatura de Lula nas próximas eleições presidenciais, essa porcentagem diminuiu de 66% para 58%. Por outro lado, o grupo que acredita que o presidente deve concorrer novamente cresceu de 32% para 38% entre maio e julho de 2025.

A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho. O desvio padrão é de mais ou menos dois pontos percentuais.

A resposta às tarifas de Trump.

Em uma pesquisa divulgada na quarta-feira (16), o instituto avaliou a percepção dos eleitores sobre a resposta de Lula às tarifas impostas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre produtos brasileiros.

A pesquisa revelou que as ações em nome da soberania do Brasil impulsionaram a popularidade do presidente, que atingiu a melhor avaliação de governo nos últimos 12 meses.

Ademais, 57% dos entrevistados manifestaram a opinião de que Trump não deveria expressar opiniões ou se envolver no caso em que Bolsonaro é réu, o que foi utilizado como justificativa para as tarifas.

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.