Lula lança grupo com empresários para discutir aumento tarifário de Trump

O petista considerou a tarifa de 50% sobre produtos nacionais “desrespeitosa” e afirmou que buscará aplicar a Lei da Reciprocidade.

10/07/2025 16:23

1 min de leitura

Entrevista coletiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, André Corrêa do Lago,secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Presidente da COP 30, eo ministro das Exteriores do Mauro Vieira, após o término da 17ª Reunião dos BRICS, no Museu de Artes Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.| Sérgio Lima/Poder360 - 05.jul.2025
Entrevista coletiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, And...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na quinta-feira (10.jul.2025) a criação de um comitê com empresários para debater a política comercial com os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio responde à taxa de 50% sobre produtos brasileiros aplicada pelo presidente norte-americano, Donald Trump (Republicano).

Lula afirmou, em entrevista ao Jornal da Record, que Trump “não compreende a realidade comercial” entre os países, e que o líder republicano deveria “respeitar o Brasil”.

Leia também:

Temos 201 anos de relações diplomáticas com os Estados Unidos. Uma relação virtuosa, de benefício para ambos os lados, e eu me dei bem com todos os presidentes. Com Clinton, com Bush, com Obama e com o Biden.

Lula também destacou um ponto que já havia mencionado na carta aberta publicada na quarta-feira passada (9.jul), a Lei da Reciprocidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprovada há 3 meses, quando Donald Trump implementou uma série de sanções comerciais em âmbito global, a Lei da Reciprocidade possibilita que o governo federal responda a países ou blocos econômicos que adotarem restrições às exportações brasileiras.

Vamos tentar negociar, mas caso não haja negociação, a Lei da Reciprocidade será aplicada. Se ele cobrar 50% de nós, nós cobraremos 50% deles, afirmou Lula.

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.