Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Lula intensifica o apoio à Indonésia em resposta à taxa de 32% aplicada por Trump

Lula intensifica o apoio à Indonésia em resposta à taxa de 32% aplicada por Trump

O petista, ao lado do presidente do país asiático, manifestou críticas a medidas que “aumentam a desigualdade entre nações”.

Por: Ricardo Tavares

09/07/2025 14:51

2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, durante pronunciamento após encontro no Palácio do Planalto, em Brasília. O mandatário indonésio está no Brasil em visita oficial de Estado. A visita se dá na sequência do comparecimento do líder da Indonésia na 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de 6 a 7 de julho. | Sérgio Lima/Poder360 - 09.jul.2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da In...
▼

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na quarta-feira (9.jul.2025), que o Brasil e a Indonésia se opõem a classificações arbitrárias que “desequilibram o comércio e aprofundam a assimetria entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ásia, sob o governo de Prabowo Subianto, passou a figurar entre os locais que receberão elevadas tarifas dos Estados Unidos. A partir de 1º de agosto, haverá cobrança de alíquotas de 32% sobre as importações originárias dos EUA.

Lula não mencionou diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano). Na terça-feira (9 de jul.), o norte-americano afirmou que os países associados ao BRICS receberão a taxa “em breve”. Ele alega que o bloco busca “destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão”.

Leia também:

Blog post image

Presidente Zelensky sanciona lei que reduz o alcance de órgãos de combate à corrupção

Blog post image

PayPal anuncia plataforma global que unifica carteiras digitais

Screenshot

Centenas de organizações não governamentais alertam para “fome iminente” em Gaza

O presidente do Brasil defendeu a inclusão da Indonésia no NBD (Novo Banco de Desenvolvimento). “O Brasil apoia a entrada da Indonésia no Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, que tem atendido a importantes necessidades de financiamento no Sul Global”, declarou.

Mais um país que não se dá bem com a democracia.

O encontro com o presidente da Indonésia representa a 19ª reunião bilateral de Lula em 2025. Também é a 10ª vez que o petista se encontra com o líder de um país que não possui uma democracia plena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula deu prioridade a negociações com países do Brics, bloco no qual somente Brasil e África do Sul são países com democracias plenamente estabelecidas. Indonésia e Índia possuem um histórico de perseguição a jornalistas e à oposição, enquanto China, Rússia e demais países do grupo não permitem a liberdade da imprensa e restringem a atuação da oposição.

O indonésio Prabowo Subianto é um ex-militar que liderou operações no Timor-Leste – parte do território indonésio até 1999 – na década de 1980.

Subianto ascendeu rapidamente na hierarquia militar devido à sua relação com Hadji Suharto, ex-presidente que governou o país de maneira autocrática por 31 anos.

O presidente vigente é acusado de envolvimento no assassinato de líderes separatistas da região e de cometer massacres de civis no Timor-Leste, buscando evitar a independência da região da Indonésia. Ele chegou a ser proibido de entrar nos Estados Unidos entre 1998 e 2020, devido a acusações de violação de direitos humanos.

Após um passado problemático, Subianto recuperou sua reputação a partir de 2019, quando foi indicado como ministro da Defesa pelo então presidente Joko Widodo, que atualmente ocupa o cargo executivo após sua eleição em 2024.

Fonte por: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
DemocraciaIndonésiaLulaTrump
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Economia

Presidente da Apex afirma que a alta tarifa não é “problema comercial”

23/07/2025 9:51 | 2 min de leitura

● Localizado laboratório para tráfico com 30kg de cocaína em operação na Maré

23/07/2025 9:43 | 1 min de leitura

● Governo federal pode extinguir 145 mil empregos no Rio Grande do Sul

23/07/2025 9:37 | 5 min de leitura

● O vice-primeiro-ministro chinês conduzirá negociações comerciais com os EUA na Suécia

23/07/2025 9:31 | 1 min de leitura

● Roma apresenta terceira uniforme para a temporada 2025-26; confira imagens

23/07/2025 9:25 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!