Com previsão de beneficiar 15,5 milhões de famílias e distribuir 58 milhões de botijões em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou para a próxima quinta-feira (4) o lançamento do “Gás do Povo”, programa social que reformula e expande o atual Vale-Gás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia será realizada no Complexo da Serra, em Belo Horizonte (MG), por iniciativa do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que já expressou o interesse de disputar uma vaga no Senado.
O novo programa é considerado um trunfo eleitoral para o ano que vem e recentemente recebeu o nome de “Gás do Povo”, para complementar a outra iniciativa do governo Lula, o “Luz do Povo”, que reformulou e ampliou a tarifa social de energia elétrica para famílias de baixa renda.
LEIA TAMBÉM!
O projeto de lei orçamentária (PLOA) de 2026 prevê R$ 5,1 bilhões para o programa, conforme informações divulgadas.
O modelo atual do Vale-Gás preveê o pagamento em dinheiro do benefício, podendo ser utilizado com outros fins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o novo modelo, que inclui famílias cadastradas no Cadastro Único e com renda per capita de até meio salário mínimo por mês, haverá a coleta gratuita de botijões de GLP (gás liquefeito de petróleo) — o que assegura a finalidade do benefício.
A concessão de benefícios é restrita a uma unidade familiar e as revendedoras recebem uma quantia de referência paga pelo governo de maneira regionalizada.
O lançamento fora originalmente agendado para o dia 5 de agosto, porém foi remarcado.
Fonte por: CNN Brasil