Lula Faz Apelo Direto aos Ministros para Votação do Nome para o STF
Em um tom informal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo direto aos seus ministros na quarta-feira, 17 de dezembro de 2025. Durante o encerramento da última reunião ministerial, realizada na Granja do Torto, a residência oficial da Presidência da República, o presidente incentivou os ministros a entrarem em contato com senadores e solicitassem votos para a indicação do advogado-geral da União, Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quem tiver um senador amigo, não deixe de ligar para desejar um Feliz Natal e pedir voto para o Messias”, afirmou Lula, gerando momentos de descontração entre os presentes. O presidente buscou enfatizar que a indicação do nome para a Corte não se baseava em amizade pessoal, mas sim em mérito profissional e em reconhecimento ao trabalho do advogado em defesa da ex-presidente Dilma Rousseff.
“Não indiquei o Messias porque ele é meu amigo. Indiquei porque é um grande advogado e o país tem gratidão pelo o que ele fez em defesa da presidente Dilma [Rousseff]. Desde lá ele continuou sendo leal”, explicou Lula, buscando tranquilizar sobre a escolha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A indicação do nome ocorreu em 20 de novembro e agora Messias aguarda uma sabatina no Senado.
A votação, inicialmente marcada para 10 de dezembro pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), foi adiada sob pressão do Palácio do Planalto. A expectativa é que a votação ocorra no início de 2026, após a conclusão do processo de sabatina do nome de Messias pelos senadores.
