O presidente Lula (PT) comunicou que realizará um pronunciamento na televisão aberta nesta quinta-feira 17, às 20h25, com o tema “Brasil Soberano”. O discurso tratará da taxação de 50% sobre produtos brasileiros comercializados nos Estados Unidos, medida anunciada pelo presidente Donald Trump na semana passada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração do presidente será registrada e terá 4 minutos e 50 segundos de duração. O pronunciamento de Lula ocorre um dia após o governo brasileiro enviar uma carta aos Estados Unidos na qual se manifesta “indignação” com a tarifa de 50% anunciada por Trump.
A nova carta foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também preside o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O governo também solicitou uma resposta a outra carta com teor similar, enviada em maio deste ano, que não obteve resposta.
LEIA TAMBÉM!
Apesar de defender a negociação diplomática em relação à medida, Lula tem se mostrado firme ao afirmar que o Brasil não tolerará interferência externa e está preparado para aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica e, se necessário, recorrer à Organização Mundial do Comércio.
As críticas de Lula também se estenderam ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi citado por Trump como um dos motivos para a tarifa. O republicano e o ex-senador Marco Rubio, atual secretário de estado norte-americano, têm feito acusações de que o Supremo Tribunal Federal estaria atacando Bolsonaro ao dar andamento às investigações que apuram uma tentativa de golpe de estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital