Mensagem de Lula a Trump sobre tarifas comerciais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia, na madrugada deste domingo (22). Lula afirmou: “Quero dizer ao presidente Trump que nós não queremos uma nova Guerra Fria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não queremos ter preferência por nenhum país, queremos ter relações iguais com todos os países.”
Ele destacou a importância de tratar todos os países em igualdade de condições e de receber um tratamento igualitário em troca. Essa declaração foi uma resposta ao anúncio de Trump sobre novas tarifas, que foram implementadas com base na seção 122 do Ato do Comércio de 1974, após o uso da Lei de Poderes Econômicos e Emergência Internacional (IEEPA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Negociações cautelosas e críticas ao uso do dólar
Lula expressou estar “aliviado” por não ter se precipitado nas negociações tarifárias com os Estados Unidos, considerando as incertezas geradas pelas disputas entre a Suprema Corte americana e Trump. “Sobre a taxação, tomamos decisão com muita cautela e tomamos a decisão correta”, afirmou.
Ele também mencionou que o governo americano reavaliou algumas tarifas contra o Brasil e que agora aguarda a decisão da Suprema Corte. Lula manifestou o desejo de conversar diretamente com Trump sobre a relação entre os dois países.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, Lula criticou o uso do dólar nas negociações comerciais, questionando: “Para o Brasil fazer comércio com a Índia, precisa ter o dólar ou podemos fazer a nossa moeda?”. O presidente brasileiro está em viagem pela Ásia e, após sua agenda na Índia, seguirá para a Coreia do Sul.
