Lula entrevista jornalistas na Cúpula do BRICS
Reunião dos chefes de Estado do bloco no Rio finda nesta segunda-feira (7.jul.2025). Leia no Poder360.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma entrevista a jornalistas na segunda-feira (7.jul.2025), às 13h, no último dia da 17ª Cúpula do Brics, que ocorre desde sábado (5.jul) no Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a declaração à imprensa, Lula realiza um almoço com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, às 14h, e participa às 15h da cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Índia, organizado pela Apex-Brasil.
A fala de Lula acontece um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ter declarado que nações que adotem políticas semelhantes às do Brics serão sujeitas a uma tarifa adicional de 10% sobre produtos exportados para os EUA.
Leia também:

Brasil pode receber compensação por compartilhamento de dados com empresas

Não compete ao presidente de outro país emitir opiniões sobre o Poder Judiciário

Você pode influenciar seu filho a se exercitar, segundo estudo
Na segunda-feira (6.jul), o Brics divulgou sua declaração final da cúpula. O documento condenou a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional”, e citou “implicações negativas”, mas não mencionou explicitamente a tarifação de Trump.
Não é a primeira vez que Trump ameaça o bloco. Em pelo menos 2 momentos de 2025, em janeiro e em fevereiro, o norte-americano falou em taxar em 100% os países do Brics se o grupo criasse uma moeda alternativa ao dólar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BRICS respondeu, porém não mencionou Trump. Apenas criticou o que definiu como “extremismo”.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.