Pesquisa Quaest Revela Estagnação na Aprovação do Governo Lula Após Megaoperação no Rio
Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), aponta para um momento de estabilidade na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados mostram que, após a recente megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o avanço do Comando Vermelho, a desaprovação ao governo atingiu 50%, enquanto 47% ainda o aprovam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado indica uma pausa na tendência de melhora observada nos últimos meses.
Antes da operação, a avaliação de Lula apresentava uma pequena recuperação, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. No entanto, o aumento das preocupações com a segurança pública e as declarações do presidente sobre a ação policial parecem ter interrompido esse movimento positivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação policial, que resultou em 121 mortes – incluindo quatro agentes de segurança – é a mais letal da história do Brasil, superando o ocorrido no Carandiru em 1992.
Impacto no Eleitorado Independente Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, “se o tarifaço mudou a trajetória da aprovação a favor do Lula, a pauta da segurança pública interrompeu a lua de mel tardia do governo com o eleitorado independente”. Dentro desse grupo específico, a desaprovação ao governo subiu quatro pontos, atingindo 52%, enquanto a aprovação diminuiu três pontos, para 43%. A margem de erro para este segmento é de quatro pontos percentuais.
LEIA TAMBÉM!
A diferença entre a aprovação e a desaprovação agora é de três pontos, uma mudança significativa em relação à pesquisa anterior, que mostrava uma diferença de apenas um ponto. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistas.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, destaca a segurança pública como um dos principais desafios enfrentados pelo governo Lula na reta final de 2024.
