Lula enfrenta crise na aprovação após megaoperação letal no Rio e 50% de desaprovação
Governo Lula enfrenta estagnação após megaoperação no Rio. Pesquisa Quaest aponta 50% de desaprovação após operação policial letal. Segurança pública emerge como desafio
Pesquisa Quaest Revela Estagnação na Aprovação do Governo Lula Após Megaoperação no Rio
Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), aponta para um momento de estabilidade na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados mostram que, após a recente megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o avanço do Comando Vermelho, a desaprovação ao governo atingiu 50%, enquanto 47% ainda o aprovam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado indica uma pausa na tendência de melhora observada nos últimos meses.
Antes da operação, a avaliação de Lula apresentava uma pequena recuperação, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. No entanto, o aumento das preocupações com a segurança pública e as declarações do presidente sobre a ação policial parecem ter interrompido esse movimento positivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação policial, que resultou em 121 mortes – incluindo quatro agentes de segurança – é a mais letal da história do Brasil, superando o ocorrido no Carandiru em 1992.
Impacto no Eleitorado Independente Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, “se o tarifaço mudou a trajetória da aprovação a favor do Lula, a pauta da segurança pública interrompeu a lua de mel tardia do governo com o eleitorado independente”. Dentro desse grupo específico, a desaprovação ao governo subiu quatro pontos, atingindo 52%, enquanto a aprovação diminuiu três pontos, para 43%. A margem de erro para este segmento é de quatro pontos percentuais.
Leia também:
Jumanji: Vingadores e Duna em Batalha por Bilheteria em 2026
Influenciadores Pedro Vitor e Aline Cavanellas são alvos de investigação por esquema de jogos ilegais e lavagem de dinheiro
Cantor de Forró Sofre Agressão por Policial em Canindé: Denúncia e Investigações
A diferença entre a aprovação e a desaprovação agora é de três pontos, uma mudança significativa em relação à pesquisa anterior, que mostrava uma diferença de apenas um ponto. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistas.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, destaca a segurança pública como um dos principais desafios enfrentados pelo governo Lula na reta final de 2024.
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












