Viagem de Lula à África do Sul para Cúpula do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste sábado (22) rumo à África do Sul para participar da Cúpula do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. Segundo informações do Itamaraty, a pauta do encontro pode incluir discussões sobre tarifas impostas pelos Estados Unidos a diversos países, incluindo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, a reunião ocorrerá sem a presença do presidente americano, Donald Trump, que não enviará representantes do governo. A ausência dos EUA levanta a possibilidade de que não haja uma declaração oficial do G20, prática comum em encontros anteriores, onde os países firmam compromissos mútuos.
Discussões sobre Taxação e Minerais Críticos
Apesar da pressão para não emitir uma declaração, a África do Sul defende a elaboração de um documento, uma posição que conta com o apoio do governo brasileiro, conforme afirmaram diplomatas do Itamaraty. O embaixador Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, destacou que a taxação dos super-ricos deve ser um dos temas abordados no documento, com parágrafos em negociação sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração também deve incluir a exploração de minerais críticos, essenciais para o setor energético. O Brasil possui a segunda maior reserva mundial desses minerais, o que gera pressão dos EUA para sua exploração. O Itamaraty considera esse tópico uma prioridade, defendendo que os países que possuem esses recursos também devem se beneficiar de sua exploração.
Encontro com Líderes e Viagem a Moçambique
Lula participará das reuniões do G20 no domingo (23) e se reunirá com os presidentes da Índia e da África do Sul. Após esses compromissos, o presidente seguirá para Moçambique, onde participará de um jantar com o chefe de Estado local. Na segunda-feira (24), um evento empresarial está programado no hotel onde Lula estará hospedado.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, uma série de acordos de cooperação técnica entre Brasil e Moçambique será assinada, abordando temas como saúde, educação e agricultura. O governo brasileiro busca fortalecer laços com países em desenvolvimento, promovendo iniciativas que beneficiem ambas as partes.
