Presidente Lula elogia Gabriel Galípolo e prevê queda na taxa Selic em breve. Expectativas crescem após declarações otimistas no Palácio do Planalto.
Na quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e expressou a expectativa de que a taxa Selic comece a cair em breve. Durante um café com jornalistas no Palácio do Planalto, Lula afirmou: “Estou sentindo o cheiro de que logo, logo, a taxa de juros vai começar a baixar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O petista declarou ter “100% de confiança” em Galípolo e ressaltou que não fará pressão sobre ele para que tome decisões. Essa declaração ocorre poucos dias após o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) mencionar a possibilidade de redução na taxa de juros.
Apesar das falas otimistas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa de juros em 15% ao ano, afirmando que essa taxa permanecerá por um “período bastante prolongado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na mesma data, Gabriel Galípolo elogiou o trabalho do Tesouro Nacional, destacando a complexidade de gerenciar a dívida federal, que tem quase metade indexada à taxa Selic. Ele afirmou que o Tesouro realiza um trabalho competente ao rolar a dívida brasileira e que a Selic é uma forma eficiente de financiamento.
Galípolo ainda comentou sobre a relevância do tema, enfatizando a necessidade de entender a motivação por trás da indexação da dívida pública à taxa básica de juros, uma característica peculiar do Brasil.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.