Relação Cautelosa do Itamaraty com Possível Distensionamento Lula–Trump
Apesar do bom recebimento da diplomacia brasileira, o Itamaraty demonstra extrema cautela em relação à possibilidade de um distensionamento entre o presidente Lula e o ex-presidente Donald Trump. Diplomatas brasileiros, em conversas com a CNN, indicam que um encontro bilateral entre os dois ainda é uma possibilidade, mas ressaltam a necessidade de prudência para evitar repetições de situações negativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O receio se deve a incidentes passados, como a repreensão ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante uma reunião com Trump, que resultou no cancelamento de um almoço e na solicitação abrupta de saída da Casa Branca. Essa experiência molda a postura cautelosa do governo brasileiro.
A recente fala de Trump, durante um discurso na ONU, intensifica essa cautela. O ex-presidente criticou o cenário político interno do Brasil, mencionando “afrontas às liberdades” e sugerindo que o país só prosperará com a aproximação dos Estados Unidos. Essa postura gerou preocupação no Itamaraty.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o gesto de Trump ocorre em um momento delicado, após a aplicação de novas sanções a autoridades brasileiras. Diante disso, o governo brasileiro busca um caminho que priorize questões econômicas, afastando o debate político e buscando uma aproximação estratégica, visando, inclusive, a revisão das tarifas comerciais e a neutralização da oposição bolsonarista.
