Reunião entre Presidentes Lula e Trump em Kuala Lumpur
A Casa Branca divulgou novas fotos da reunião entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada no domingo, 26 de outubro de 2025, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro, que durou aproximadamente 45 minutos, ocorreu em um clima de cordialidade e marcou o início das negociações bilaterais sobre a revisão das tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do assessor da Presidência da República, Audo Faleiro, e do secretário-executivo do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Márcio Elias Rosa.
Trump, por sua vez, levou o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário de Estado, Marco Rubio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Discussões e Pedidos
Apesar de Trump não ter anunciado a revogação imediata das taxas, ele aceitou discutir uma revisão. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, as tratativas devem começar ainda neste domingo e podem ter “conclusão em poucas semanas”. “A reunião foi muito positiva.
Esperamos, em pouco tempo, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores afetados”, declarou o chanceler.
LEIA TAMBÉM!
Durante a conversa, Lula pediu a revogação do tarifaço e o fim da aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do STF Alexandre de Moraes e à sua esposa, Viviane Barci de Moraes. O petista também ressaltou que as medidas protecionistas impostas por Washington “não se aplicam ao Brasil”, já que a balança comercial é favorável aos norte-americanos.
Próximos Passos
Antes do início da reunião, ambos conversaram por cerca de 8 minutos com jornalistas brasileiros e norte-americanos. Trump disse esperar um desfecho rápido para as questões das tarifas e que a Venezuela não seria um tema. Lula disse ter uma “extensa lista” de assuntos para discutir e mostrou uma pasta em que, segundo ele, estava a lista, em inglês, desses tópicos.
