Conversa entre Lula e presidente do Panamá aborda Venezuela
Na quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma ligação do presidente do Panamá, José Raúl Mulino. De acordo com informações do Palácio do Planalto, os líderes discutiram a situação na Venezuela e a importância da defesa do direito internacional na América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula enfatizou a necessidade de manter a paz e a estabilidade na região, conforme publicado em sua conta no X. A Venezuela enfrenta uma crise desde que os Estados Unidos realizaram, em 3 de janeiro, uma operação contra o presidente Nicolás Maduro.
Lula destacou que ambos os presidentes concordaram sobre a importância de um “fortalecimento” da ONU (Organização das Nações Unidas).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil tem criticado a ação norte-americana, classificando a captura de Maduro como um “sequestro”, reafirmando a posição histórica do país de não interferência em assuntos internos de outras nações.
Preparativos para o Foro Econômico Internacional
Os presidentes também abordaram os preparativos para o Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe, agendado para 28 de janeiro no Panamá. O evento, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, contará com a presença de Lula.
LEIA TAMBÉM!
Durante a visita ao Panamá, está prevista uma reunião bilateral entre Lula e Mulino. Os dois líderes devem discutir a participação do Brasil no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e temas relacionados a comércio, investimentos e cooperação entre o Brasil e o bloco.
