O presidente Lula (PT) dialogou por telefone na quinta-feira, 7, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em razão da tensão causada pela nova série de tarifas impostas pelos Estados Unidos. A ação de Donald Trump, que aumentou a alíquota sobre produtos indianos para 50%, também afeta o Brasil, causando preocupação nos dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o governo brasileiro, Lula e Modi enfatizaram a relevância da promoção do multilateralismo e analisaram possibilidades de fortalecer a integração econômica entre o Brasil e a Índia. Entre os assuntos abordados, estão a expansão do acordo entre o Mercosul e a Índia, o objetivo de aumentar o comércio bilateral acima de 20 bilhões de dólares até 2030 e o trabalho conjunto em áreas como energia, defesa, saúde e inclusão digital.
Lula confirmou que realizará uma visita de Estado à Índia no início de 2026. Como preparação, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) liderará uma missão oficial em outubro, acompanhado de ministros e empresários, durante a reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.
LEIA TAMBÉM!
Lula e Modi conversaram sobre a sucessão da presidência do Brics, que passará a ser liderada pela Índia. Os dois líderes avaliaram de forma positiva os resultados da última cúpula do bloco, realizada em junho, e reiteraram o compromisso de alinhar posições em questões estratégicas.
Fonte por: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE