Lula e Merz intensificam o apoio ao acordo Mercosul-UE por telefone
O chanceler alemão pretende discutir a assinatura do tratado de livre comércio para 2025.

O governo federal declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma ligação telefônica com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, na tarde de quinta-feira (11).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os chefes de Estado conversaram por aproximadamente trinta minutos e discutiram a possibilidade de formalização do acordo Mercosul-União Europeia até o ano de 2025.
Ambos receberam com satisfação o avanço do Acordo Mercosul – União Europeia para análise pelo Conselho Europeu. Manifestaram, nesse contexto, seu apoio à assinatura do Acordo, previsto para 2025, como demonstração do compromisso dos dois blocos regionais com o desenvolvimento, o comércio livre e um sistema multilateral de comércio, com foco na Organização Mundial do Comércio.
Leia também:

Eurasia afirma que a condenação do ex-presidente Bolsonaro intensifica as polarizações políticas no Brasil

Hulk expressa tristeza pela derrota para o Cruzeiro e declara intenção de buscar a vitória

TST julga extinção da patente de Bolsonaro e condena militares
O documento também indica que Lula assegurou a presença do Brasil como nação anfitriã na Exposição Industrial de Hanôver, em 2026.
Também decidiram organizar, no ano seguinte, a terceira edição da Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, em uma data a ser definida pelos canais diplomáticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois líderes reiteraram o compromisso com a defesa da democracia e do multilateralismo, além de discutirem a cooperação em comércio, mudança climática e transição energética.
Ademais, declarou que “recordando a tradicional cooperação em matéria de meio ambiente e enfrentamento da mudança do clima, o presidente Lula destacou a importância da COP30 em Belém para consolidar compromissos climáticos ambiciosos e à altura da crise climática que o planeta enfrenta”.
Merz declarou que a Alemanha assegurará uma participação de destaque na COP que ocorrerá em Belém.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.