Lula e Janja curtem desfile e geram polêmica! Encontro no Rio causa choque e representação no TCU. Saiba mais!
O presidente Lula e sua esposa, Janja, tiveram um encontro neste domingo (15 de fevereiro de 2026) com o cantor. A primeira-dama compartilhou a foto do encontro em seu perfil do Instagram, com a legenda “Nós e eles”. O presidente acompanhará o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola que homenageia o petista no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com o apoio do prefeito do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A escola, fundada em 2018, conquistou destaque ao vencer a Série Ouro em 2025, o que a elevou ao Grupo Especial do carnaval do Rio. A agremiação competirá com tradicionais escolas como Mangueira, Portela e Salgueiro. O enredo deste ano, com a temática do “mulungu“, foi alvo de debates.
A oposição manifestou preocupações sobre o repasse de R$ 1 milhão da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo para a Acadêmicos de Niterói. O partido Republicanos-DF entrou com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) para questionar o repasse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relator do caso, Aroldo Cedraz, negou a suspensão do repasse.
Além das questões financeiras, o enredo da agremiação fluminense gerou controvérsias, levando a ações da República e União Brasil na Justiça Federal. Kim Kataguiri também entrou com um pedido de proibição do desfile, que foi analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aprovado pela relatora Estella Aranha.
O samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, com duração de 6 minutos e 30 segundos, celebra a cultura e a tradição da escola. O “mulungu”, árvore nativa da Caatinga e da Mata Atlântica, simboliza a esperança e a força do povo brasileiro.
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.