Reunião entre Lula e Haddad no Palácio da Alvorada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para uma reunião não programada no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (15.out.2025), em Brasília. O encontro ocorre em um momento em que o governo busca recompor receitas após a rejeição da MP do IOF, que poderia gerar R$ 17 bilhões para a União.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula já havia sinalizado a intenção de se encontrar com Haddad após sua viagem à Itália, com o objetivo de discutir alternativas para aumentar a arrecadação e ajustar o Orçamento de 2026. A equipe econômica considera aumentar a taxação sobre casas de apostas e fintechs como formas de compensar as perdas decorrentes da MP.
Retomada de partes da MP do IOF
Mais cedo, Haddad comentou que o governo deve retomar a parte “incontroversa” da medida provisória. Ele destacou que existem trechos que contavam com o apoio do Congresso, como o controle de cadastros e a regulamentação de compensações tributárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações do ministro foram feitas após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na Residência Oficial. Haddad afirmou que pretende apresentar novas propostas na forma de um projeto de lei ainda nesta semana.
Medidas derrubadas e ajustes no Orçamento
Entre as medidas que foram rejeitadas estavam regras mais rigorosas para o uso de créditos tributários e revisões em benefícios sociais, como o seguro-defeso e o programa Pé-de-Meia. O ministro também mencionou que o governo ainda decidirá, em conjunto com o Congresso, se realizará cortes em despesas discricionárias, como emendas parlamentares, ou se enviará novos projetos para adequar o Orçamento.
