Reunião entre Daniel Vorcaro e Lula no Palácio do Planalto
Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, se apresentou ao presidente Lula como uma figura que desafiava a Faria Lima, o mercado financeiro e os grandes bancos. Essa informação foi revelada por fontes próximas ao presidente, conforme reportado pela CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vorcaro afirmou que sua intenção era transformar o sistema financeiro do Brasil.
A reunião, que ocorreu no final de 2024, foi organizada a pedido do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele atuava junto a outros economistas como parte de um conselho consultivo de Vorcaro. Estiveram presentes no encontro o então diretor e atual presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, e Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro, que possui vínculos com o PT da Bahia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisões sobre o Banco Central e a situação do Banco Master
Durante a reunião, Lula informou a Vorcaro que Galipolo seria o novo presidente do Banco Central, destacando que ele contava com seu apoio. O presidente ressaltou que Galipolo tinha um perfil técnico e tomaria decisões baseadas em critérios técnicos.
No entanto, em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. Essa decisão ocorreu meses após a tentativa do Banco de Brasília (BRB) de adquirir parte da instituição de Vorcaro. Na mesma época, a Polícia Federal iniciou a Operação Compliance Zero, que investiga alegações de fraudes financeiras relacionadas ao Banco Master.
