O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os ministros para participarem das negociações com os Estados Unidos para uma reunião nesta segunda-feira (11). Trata-se do último encontro antes do anúncio oficial das medidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro com Lula está agendado, inicialmente para as 17h, porém os ministros realizarão uma antecedência com a Casa Civil. Espera-se que os anúncios sejam formalizados no máximo até terça-feira (12) pela manhã.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), cancelou os compromissos previamente agendados para esta segunda-feira, em São Paulo (SP), em razão das discussões sobre o pacote de contingência.
LEIA TAMBÉM!
Além de Alckmin, os ministros que têm participado dos encontros para definir os detalhes do plano são:
Os últimos refinamentos do projeto do governo ocorreram na semana passada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com integrantes da equipe econômica do governo, o plano a ser apresentado foi elaborado sob medida, com diversas ações para múltiplos setores e perfis de empresas. O pacote incluirá medidas de mitigação de “curto, médio e longo prazo”, conforme afirmam os governistas.
Serão incluídas no plano linhas de crédito para setores atingidos e a ampliação das compras governamentais, possibilitando que órgãos públicos absorvam mercadorias que deixarão de ser exportadas. Estimativas do governo indicam que as tarifas de 50% impactarão aproximadamente um terço das empresas que comercializam para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil