Lula, como presidente de turno do bloco, foi o primeiro a falar; criticou a ONU, a OTAN e os conflitos armados internacionais.
Por: Júlia Mendes
1 min de leitura
(Imagem de reprodução da internet).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proferiu um discurso na abertura da Cúpula de Chefes de Estado do Brics, no Rio. Destacou que o mundo observa “colapsos sem paralelo do multilateralismo” e que “o advento da ONU marcou a derrota do nazifascismo e o nascimento de uma esperança coletiva”. Declarou que o Brics é um herdeiro do movimento não alinhado da Guerra Fria. Adicionou que, sem o multilateralismo, a autonomia dos países fica em questão. A íntegra do discurso (PDF – 49 kB) está disponível.
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.