Lula deverá utilizar a reunião do conselho econômico para transmitir mensagens ao eleitorado de Trump
O evento será realizado nesta terça-feira (4); também serão discutidos painéis sobre a COP30, desinformação e uma avaliação das ações institucionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, na terça-feira (5), da abertura da 5ª Reunião Plenária do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), também chamado de Conselho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No encontro, a ser realizado no Palácio Itamaraty, Lula deverá apresentar um pronunciamento em favor da soberania do Brasil e da unidade nacional.
Diante do grupo de empresários impactados em diversos graus pela política tarifária de Donald Trump, o presidente busca fortalecer os posicionamentos do Brasil contra as medidas.
Leia também:

Investigação denuncia possível descumprimento da LGPD na apuração do caso envolvendo o dia 8

Bolsonaro justificou medidas que levaram à prisão domiciliar?

Câmara analisa denúncias contra deputados Gilvan e Janones
O petista frequentemente utiliza as sessões plenárias para transmitir mensagens. Considerando que a principal questão do governo no momento são as tarifas, espera-se que Lula concentre seu discurso nesta temática.
Espera-se que Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais, e Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mantenham o mesmo tom.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na programação, está previsto um painel de entregas institucionais, que inclui os resultados do Grupo de Trabalho Interministerial que propôs 40 medidas de redução do spread bancário e que já teve como desdobramento prático o programa Crédito do Trabalhador; um decreto do Conselho Consultivo para a Transformação Digital; ações para primeira Infância, e uma versão preliminar do portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica.
Um dos eventos será para discutir o papel do Brasil na COP30, que acontecerá em novembro em Belém. A primeira-dama Janja da Silva e o presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, e os ministros Marcio Macedo (Secretaria-Geral), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) devem participar.
Outra mesa abordará a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, discutindo os efeitos da desinformação na democracia e na sociedade durante a crise climática.
O Conselho orienta o Presidente da República na definição de políticas e diretrizes voltadas para o crescimento econômico. A reunião também deve contemplar a substituição de integrantes no grupo, com a incorporação de novos conselheiros.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)