Lula deverá utilizar a reunião do conselho econômico para transmitir mensagens ao eleitorado de Trump

O evento será realizado nesta terça-feira (4); também serão discutidos painéis sobre a COP30, desinformação e uma avaliação das ações institucionais.

05/08/2025 3:34

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, na terça-feira (5), da abertura da 5ª Reunião Plenária do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), também chamado de Conselho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No encontro, a ser realizado no Palácio Itamaraty, Lula deverá apresentar um pronunciamento em favor da soberania do Brasil e da unidade nacional.

Diante do grupo de empresários impactados em diversos graus pela política tarifária de Donald Trump, o presidente busca fortalecer os posicionamentos do Brasil contra as medidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista frequentemente utiliza as sessões plenárias para transmitir mensagens. Considerando que a principal questão do governo no momento são as tarifas, espera-se que Lula concentre seu discurso nesta temática.

Espera-se que Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais, e Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mantenham o mesmo tom.

Leia também:

Na programação, está previsto um painel de entregas institucionais, que inclui os resultados do Grupo de Trabalho Interministerial que propôs 40 medidas de redução do spread bancário e que já teve como desdobramento prático o programa Crédito do Trabalhador; um decreto do Conselho Consultivo para a Transformação Digital; ações para primeira Infância, e uma versão preliminar do portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica.

Um dos eventos será para discutir o papel do Brasil na COP30, que acontecerá em novembro em Belém. A primeira-dama Janja da Silva e o presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, e os ministros Marcio Macedo (Secretaria-Geral), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) devem participar.

Outra mesa abordará a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, discutindo os efeitos da desinformação na democracia e na sociedade durante a crise climática.

O Conselho orienta o Presidente da República na definição de políticas e diretrizes voltadas para o crescimento econômico. A reunião também deve contemplar a substituição de integrantes no grupo, com a incorporação de novos conselheiros.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.