Petista amplifica passagem por Jacarta, enquanto líder local se mostra discreto sobre o encontro. Saiba mais no Poder360.
Durante sua viagem à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou 43 postagens sobre a visita, em contraste com as apenas 2 publicações do presidente Prabowo Subianto (Partido Gerindra, direita). As postagens de Prabowo foram limitadas a seu perfil no TikTok.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não houve menções à visita da comitiva brasileira em suas contas no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter).
O presidente indonésio compartilhou 1 vídeo com imagens da recepção oficial ao presidente brasileiro e outro da festa conjunta de aniversário – ele completou 74 anos em 17 de outubro, enquanto Lula fará 80 anos em 27 de outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula tem diversas postagens sobre a viagem, entre vídeos e fotos. O petista destacou a recepção oficial, o fórum com empresários dos 2 países, a visita à sede da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e o bolo de aniversário.
O Poder360 analisou os perfis dos 2 presidentes no Facebook, Instagram, TikTok e X. Foram considerados todos os posts publicados nas diferentes plataformas. A comparação revelou uma disparidade significativa na quantidade de conteúdo compartilhado sobre a visita.
A visita de Lula à Ásia, a 6ª de seu atual mandato, busca fortalecer as parcerias estratégicas com os países do Sudeste Asiático e ampliar a presença do Brasil na região. Na Indonésia, o governo brasileiro firmou tratados sobre minerais críticos, ciência, tecnologia, inovação, controle de pragas e doenças e estatística.
O presidente desembarcou na Malásia nesta 6ª feira (24.out.2025) por volta das 4h30 (horário de Brasília) para participar da 47ª Cúpula da Asean. Lula, que estava ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi recepcionado pelo premiê Anwar Ibrahim (Partido da Justiça Popular, centro-esquerda). É a 1ª visita de Lula à Malásia e a 2ª de um chefe de Estado brasileiro ao país.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.