A decisão do governo de Donald Trump ocorreu após o ministro impor medidas cautelares contra Jair Bolsonaro.
O presidente Lula (PT) expressou solidariedade, no sábado 19, ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, cuja autorização de viagem para os Estados Unidos foi cancelada por determinação do governo de Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão, divulgada na sexta-feira 18 pelo secretário de Estado, Marco Rubio, também abrange “aliados” de Moraes na Corte e seus familiares diretos, com efeito imediato.
“Manifesto minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal afetados por mais uma medida arbitrária e sem fundamento do governo dos Estados Unidos”, declarou Lula em comunicado oficial. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e viola os princípios básicos de respeito e soberania entre as nações.”
Tenho convicção de que nenhuma intimidação ou ameaça, porventura proveniente, irá comprometer a missão primordial dos órgãos e instituições nacionais, que consiste em atuar continuamente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.
Em atualização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.