Lula defende manutenção do controle
Foi assinado um memorando de entendimento durante a visita oficial do presidente do Panamá, José Raúl Mulino.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, em visita oficial do presidente do Panamá, José Raúl Mulino, a independência do Canal do Panamá, que enfrenta ameaças de Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil apoia totalmente a soberania do Panamá, o canal, conquistada após décadas de luta. Há mais de 25 anos, o país administra o corredor marítimo com eficiência e respeito, assegurando o trânsito sem neutralidade, seguro para navios de todas as origens.
Foi assinado um memorando de entendimento de cooperação entre o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Autoridade do Canal do Panamá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente concluiu que “a adesão àquele protocolo ao Tratado Relativo à Neutralidade Permanente e ao Funcionamento do Canal do Panamá, já subscrito por mais de 40 países”, foi tomada.
Leia também:
Alckmin destaca a necessidade de combater organizações criminosas por “terra, mar e ar”
Megaoperação no Rio de Janeiro apreende armas avaliadas em mais de R$ 12 milhões
STF determina que Estado do Paraná deve indenizar feridos em repressão policial de 2015
O presidente dos Estados Unidos acusa o Panamá de cobrar tarifas excessivas pela utilização da hidrovia fundamental e busca recuperar o controle do canal.
O canal, erguido pelos americanos, foi aberto em 1914 e mantido pelos Estados Unidos até que um acordo de 1977 estabelecesse sua transferência para o Panamá.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












