O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu o luto oficial no Brasil em razão do falecimento do escritor e jornalista Luis Fernando Verissimo. O ocorrido foi comunicado por familiares da obra do autor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A determinação feita por Lula entrará em vigor por três dias e já se tornou efetiva, sendo divulgada em edição suplementar do Diário Oficial da União. Anteriormente, o Rio Grande do Sul, onde Verissimo nasceu, já havia declarado luto estadual, também pelo período de três dias.
Veríssimo faleceu no sábado, aos 88 anos, devido a uma pneumonia. Ele enfrentava, desde 2021, complicações decorrentes de um AVC. Sobreviveu esposa, filhos e netos.
LEIA TAMBÉM!
Com mais de 80 livros publicados, foi reconhecido como o maior cronista do país. Também escreveu para diversos jornais brasileiros. Além de escritor e jornalista, atuou como cartunista, com humor ácido, e músico, registrando linhas de saxofone em álbuns de jazz em bandas formadas com amigos ao longo da vida, sendo a mais conhecida Jazz 6.
Antes de declarar luto oficial, Lula já havia lamentado publicamente a morte do escritor. Nas redes, o presidente classificou Veríssimo como “um dos maiores nomes da nossa literatura”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sua interpretação divertida da sociedade alcançou destaque nas livrarias e na televisão, através da Comédia da Vida Privada. E, notavelmente, soube empregar a ironia para criticar a ditadura e o autoritarismo, e promover a democracia, recordou o petista.
Fonte por: Carta Capital