Lula decide indicar Marluce Caldas para o cargo no Superior Tribunal de Justiça
A procuradora de Justiça e tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, estava pendente desde outubro de 2024.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, para a posição aberta no STJ (Superior Tribunal de Justiça). O anúncio será publicado em uma edição especial do DOU (Diário Oficial da União) ainda nesta quinta-feira (10.jul.2025). Os dois realizarão uma reunião no Palácio da Alvorada durante a tarde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caldas é tio do prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas (PL). Espera-se que a nomeação da procuradora, JHC, apelido do edil, o aproxime do petista nas eleições de 2026.
Com a decisão, Lula efetivou as duas indicações que estavam pendentes para o STJ. Em maio, o petista nomeou o juiz do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), Carlos Augusto Brandão. A nomeação do magistrado teve o apoio do ministro do STF Nunes Marques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a publicação no DOU, as indicações ao STJ devem ser enviadas ao Senado. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa Alta avaliará os nomes em uma sabatina, que ainda precisa ser agendada. Se aprovados, serão submetidos à votação no plenário e somente depois Lula poderá nomeá-los ministros.
A lista do STJ inclui Lula a partir de outubro de 2024. Duas posições ficaram abertas devido às aposentadorias de Assusete Magalhães, em janeiro de 2024, e Laurita Vaz, em outubro de 2023.
Leia também:
Cade aprova compra da Marcolin S.P.A. pelo VSP Optical Group sem restrições
One Piece: Netflix revela bastidores do teaser da segunda temporada
Toei Animation lança “VISION2030” com plano ambicioso de expansão global
Assim como Laurita, anteriormente integrante do Ministério Público, também já havia sido membro de um Tribunal Regional Federal. Desta forma, o presidente necessitava indicar um representante do Ministério Público e outro da magistratura.
Além de Marluce, outros nomes do Ministério Público estavam sendo considerados para a posição: Sammy Barbosa Lopes, do Acre, e Carlos Frederico Santos, do MPF (Ministério Público Federal).
id=”O Tribunal Superior Eleitoral realizará eleições para composição de seus plenários e tribunais regionais eleitorais.”>
As indicações para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda não foram definidas e devem ocorrer em breve. Com o término do primeiro biênio dos ministros Floriano Azevedo Marques e André Ramos Tavares, a Corte Eleitoral preencheu duas vagas para a cota de advogados.
Em maio, o STF encaminhou três listas distintas ao presidente Lula. Uma delas contava exclusivamente com a presença de mulheres. Desta forma, o presidente se tornou obrigado a indicar uma mulher. Trata-se de uma estratégia da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, visando ampliar a representação feminina no Judiciário.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












