Lula critica traficantes e os chama de vítimas do sistema
Presidente afirma que “traficantes são vítimas dos usuários” em fala na Indonésia. Leia no Poder360.
Congressistas da Oposição Criticam Declaração de Lula sobre Tráfico
Em Jacarta, Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou críticas nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários também” durante uma entrevista a jornalistas. O petista abordava as ações do governo de Donald Trump (Partido Republicano) no mar do Caribe, próximo à Venezuela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula justificou a declaração com a seguinte lógica: “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse.
A fala do presidente provocou reações imediatas na oposição. Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado, comentou: “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC [Primeiro Comando da Capital] vira ONG”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ciro Nogueira (PP-PI), senador, criticou: “Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas”.
Carlos Jordy (PL-RJ), deputado, declarou que o presidente deveria passar por um exame de sanidade mental. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), deputado, condenou a fala de Lula, acusando-o de defender quem destrói famílias e espalha violência, e afirmou que o país precisa de justiça, não de romantização do tráfico de drogas.
Leia também:
Lide Promove Fórum de Investimentos em Londres com Temer e Autoridades
Senador Do Val retorna à CPI do Crime Organizado após afastamento médico
Senado aprova MP com exclusão da Geração Distribuída e compensação
Hamilton Mourão (Republicanos-RS), senador, criticou Lula e a esquerda por “romantizarem o crime”, afirmando que discursos que tratam traficantes como vítimas enfraquecem a segurança e os valores do país.
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












