Lula critica reunião entre Trump e minimiza possíveis ações
Trump declara “ótima reunião” com Lula e questiona futuro da relação. Leia na íntegra no Poder360.
Em 27 de outubro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não seria viável resolver os problemas entre o Brasil e os Estados Unidos, relacionados ao “tarifaço”, através de uma única conversa. A declaração ocorreu em resposta às palavras do ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes da Reunião em Kuala Lumpur
Ao embarcar no Air Force One, Trump descreveu a reunião de domingo (26 de outubro) com Lula em Kuala Lumpur (Malásia) como “ótima”. O líder americano declarou que “vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos.
Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Equipe de Negociação Brasileira
Lula detalhou que a equipe brasileira, de “alto nível”, incluiria o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Objetivos da Negociação
Lula expressou o desejo de negociar o fim das punições à Suprema Corte e aos ministros, incluindo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e sua filha. A equipe brasileira também busca a revogação das taxações.
Leia também:
Ministra dos Direitos Humanos Denuncia Falhas em Perícia Após Operações Policiais
Operação Contenção: Desvio de R$ 813 Milhões e Críticas do Governo Lula
Ministro Boulos Declara: Crime Organizado Está em Faria Lima
Agradecimento e Brincadeira
Ao ser questionado sobre a mensagem de parabéns de Trump, Lula respondeu: “Eu agradeço”. Em tom de brincadeira, comentou: “Só vocês que não me deram presente”. Ao sair do hotel para um jantar com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, Lula bateu continência para os jornalistas que o aguardavam.
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












