Lula critica nações desenvolvidas e afirma que a luta contra a criminalidade é um “pretexto para violar a soberania”
Na Cúpula Amazônica, o presidente também criticou as decisões unilaterais de Trump e anunciou um centro internacional de cooperação policial em Manaus.
O presidente Lula (PT) declarou, em Bogotá, na Colômbia, que países desenvolvidos utilizam o combate ao desmatamento e ao crime organizado para justificar a imposição de barreiras econômicas e a interferência em nações menos avançadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há muito tempo que os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania.
O petista criticou a presença de navios militares dos Estados Unidos no Caribe, próximos à Venezuela, enviados pelo presidente Donald Trump sob a justificativa de combater traficantes de drogas. Segundo Lula, compete aos próprios países amazônicos lidar com o tráfico de drogas, o garimpo ilegal e o contrabando. Nesse sentido, anunciou a inauguração de um centro internacional de cooperação policial em Manaus, marcada para 9 de setembro.
Leia também:

Administração Trump retira autorização de emissão de vistos para motoristas-longa distância

A Rússia declara que “não há reunião agendada” entre Putin e Zelensky

O governo da Índia proibiu jogos de azar online
Lula voltou a criticar Trump pelas decisões unilaterais, incluindo a saída do Acordo de Paris. “Você não pode fazer o que o presidente americano está fazendo: tomando decisões sozinho sem levar em conta que existe a Organização Mundial do Comércio, sem levar em conta a Organização das Nações Unidas, sem levar em conta nada”, afirmou.
Lula reiterou que, na conferência do clima em Belém, a COP 30, o Brasil lançará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), com o objetivo de captar investimentos de países e empresas para financiar ações de preservação. “É preciso manter a floresta em pé e os indígenas vivos”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)