Lula critica interceptação da “Flotilha Global Sumud” e acusa Israel de violação internacional
Presidente denuncia que Israel violou leis internacionais ao interceptar a “Flotilha Global Sumud”, gerando crise.
Presidente Lula Condena Prisão de Brasileiros na Flotilha em Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “absurda” a situação de brasileiros que estavam a bordo de uma flotilha interceptada pelo governo israelense, durante a tentativa de acesso à Faixa de Gaza para a distribuição de insumos. O incidente gerou forte reação diplomática do governo brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o presidente, Israel “vioul as leis internacionais ao interceptar os integrantes da ‘Flotilha Global Sumud’”, que incluíam cidadãos brasileiros, “fora de seu mar territorial” e “segue cometendo violações ao mantê-los detidos em seu país”.
“Desde a primeira hora, dei o comando ao nosso Ministério das Relações Exteriores para que preste todo o auxílio para garantir a integridade dos nossos compatriotas e use todas as ferramentas diplomáticas e legais junto ao Estado de Israel, para que essa situação absurda se encerre o quanto antes e possibilite aos integrantes brasileiros da flotilha regressarem ao nosso país em plena segurança”, escreveu o presidente em rede social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério das Relações Exteriores da Turquia informou que cerca de 137 ativistas de diversas nacionalidades foram deportados para o país, após a interceptação da flotilha.
Em meio às negociações para a liberação dos brasileiros, o Itamaraty realizou mais uma visita consular aos detidos, buscando garantir o bem-estar e assistência aos ativistas brasileiros.
Leia também:
Lula inaugura Terminal Portuário de Outeiro em Belém para a COP30 com investimento de R$ 233 milhões
Aprovação da Gestão de Cláudio Castro atinge nível recorde, revela pesquisa do Datafolha
CNBB pede nulidade de votos de Rosa Weber e Luís Roberto Barroso no STF sobre aborto
Um grupo de quatro brasileiros, Thiago Ávila, João Aguiar, Bruno Gilga e Ariadne Telles, iniciaram uma greve de fome como forma de protesto não violento, buscando chamar a atenção para a situação. Thiago Ávila também iniciou uma greve de sede, exigindo a entrega de medicamentos.
O governo israelense ofereceu aos detidos a oportunidade de assinarem um documento que facilitaria o processo de deportação. Apenas cinco brasileiros manifestaram interesse, e um deles já foi deportado. Nicolas Calabrese, professor de educação física e militante do Psol, foi liberado no sábado e deve retornar ao Brasil nesta segunda-feira.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












