Lula critica a defesa da soberania em situações específicas, afirma Ciro Nogueira

Senador critica posicionamento do presidente em relação a Trump e recorda que petista declarou apoio a Kirchner na Argentina.

08/07/2025 18:53

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou na terça-feira (8.jul.2025) a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à declaração de Donald Trump. O petista afirmou que não tolerará interferência externa, após o republicano pedir para deixarem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do PP, em vídeo publicado no Instagram, considerou incoerente o posicionamento de Lula, ressaltando que ele defendeu a liberdade da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que está envolvida em processos judiciais.

A soberania nacional só interessa a Lula, inclusive para defender criminosos. Na Argentina, Lula não tem problema em se intrometer no país de outros e afirmar que uma ex-presidente está sendo perseguida pela justiça. Mas aqui, quando Trump mostrou a realidade que todos assistem, que é a perseguição ao presidente Bolsonaro, o Lula diz que é violação da soberania. É muita falta de vergonha, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Buenos Aires para a cúpula do Mercosul em 3 de julho. O encontro ocorreu com Cristina Kirchner.

Além de oferecer minha solidariedade por tudo que tem passado, desejei toda a força para continuar lutando com a mesma determinação que marcou sua trajetória na vida e na política. Pude sentir nas ruas o apoio do povo e sei o quão importante esse reconhecimento é nos momentos mais desafiadores, escreveu Lula em sua página no X.

Leia também:

Na foto divulgada no dia do evento, Lula segura um cartaz que diz “Cristina Livre” ao lado do escritor e pintor argentino Adolfo Pérez Esquivel.

Deixem o Bolsonaro em paz.

Trump declarou na rede social Truth Social que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles não fizeram senão ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo.

Trump afirmou ainda estar acompanhando o caso de perto e concluiu a publicação com um pedido: “Deixem Bolsonaro em paz”.

O presidente dos EUA mantém aliança com Bolsonaro desde que ambos estiveram no poder. A publicação se refere a que Bolsonaro é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado e está inelegível até 2030.

Lula respondeu no X, declarando que não tolerará “intervenção ou controle de qualquer pessoa”.

A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de qualquer pessoa. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Principalmente, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito.

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.