O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou reunião neste sábado (19.jul.2025) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O embaixador chegou por volta das 11h20 e partiu às 13h10 do Palácio da Alvorada. A reunião tratou de um evento que o presidente participará no Chile, em 21 de julho, sobre “Defesa da Democracia”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente viajará amanhã (dom.) no final da tarde para Santiago. Participará na segunda-feira (21.jul) de uma cúpula do governo chileno em defesa da democracia. Outros líderes de esquerda também participam.
Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará em um local agradável. Discutirá sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
LEIA TAMBÉM!
Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em 19 de julho de 2025, que a decisão dos Estados Unidos de cancelar o visto do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal é “inaceitável”.
O petista afirmou em seu perfil no X que a medida anunciada pela Casa Branca constitui uma tentativa de “intimidar” os ministros da Suprema Corte brasileira. Declarou que se trata mais uma “ação arbitrária e sem fundamento” do governo dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
align=”center”>Contexto Internacional
A decisão do governo dos Estados Unidos ocorre no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma operação da Polícia Federal. O ex-presidente foi obrigado a usar monitoramento eletrônico e teve proibido o contato com embaixadas, além de restrições no uso de redes sociais, sob determinação de Moraes.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou em seu perfil no X. Ele acusou Moraes de promover uma “caça às bruxas política” contra Bolsonaro e afirmou que o STF tem criado um “complexo de perseguição e censura” que extrapola as fronteiras do Brasil.
Moraes declarou que Bolsonaro agiu de maneira intencional e planejada para interferir no curso da ação penal que investiga o núcleo principal da tentativa de golpe de Estado em 2022, por meio de ações coordenadas com Eduardo, que se encontra nos Estados Unidos.
Fonte por: Poder 360