O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dialogou por telefone na manhã desta sexta-feira (5) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e comemorou o progresso do acordo Mercosul–União Europeia, encaminhado para aprovação pelo Conselho Europeu na última quarta-feira (3).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A previsão do governo brasileiro é que o acordo seja formalizado no encerramento deste ano, em decorrência da Cúpula do Mercosul realizada no Brasil. Von der Leyen e Lula defenderam que se observe a aderência ao espírito e aos termos estabelecidos no acordo nos regulamentos internos da União Europeia.
A colaboração entre os blocos é considerada estratégica devido à incerteza do cenário do comércio internacional, visando a formação de um mercado de mais de 700 milhões de pessoas, que representam 26% do PIB mundial.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com o Palácio do Planalto, o encontro entre Lula e Von der Leyen teve aproximadamente 20 minutos de duração.
Os dois líderes também discutiram as relações entre o Brasil e o bloco europeu e assuntos da agenda global, incluindo o “compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Inácio Lula da Silva também comentou sobre as perspectivas para o sucesso da COP30, que será realizada em Belém, e obteve o respaldo da presidente da Comissão Europeia.
Fonte por: CNN Brasil