Lula comenta ausência de Trump na Cúpula do G20 em Joanesburgo e critica unilateralismo dos EUA

Lula comenta sobre a ausência de Donald Trump na Cúpula do G20 em Joanesburgo, destacando o impacto da falta dos EUA no multilateralismo global.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Entrevista de Lula em Joanesburgo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma coletiva de imprensa neste domingo (23) em Joanesburgo, na África do Sul, durante a Cúpula dos Líderes do G20. Durante a entrevista, ele comentou sobre a ausência de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questionado se a falta de participação dos EUA na assinatura da declaração do G20 indicava um enfraquecimento do fórum, Lula afirmou que isso apenas significava que o país não estava presente. “Os EUA não estavam presentes, portanto, não sabemos se concordaram ou não com a declaração que defende o combate às mudanças climáticas e condena as desigualdades econômicas e sociais no mundo”, destacou.

O presidente também mencionou que Trump já se afastou de organizações como a Unesco e a Organização Mundial do Comércio. “Ele está promovendo uma pregação prática pelo fim do multilateralismo, tentando fortalecer o unilateralismo”, concluiu Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Sair da versão mobile